logo

Artigos


...

22 de Abril de 2017 às 06:42

Por Rubens Pereira Jr. Deputado Federal-PCdoB-MA

Além dos vários desafios do mandato de representante popular, terei mais um em 2017: coordenador da bancada maranhense na Câmara dos Deputados. Para essa função, fui escolhido nesta semana, em eleição que envolveu os deputados e senadores do nosso estado.

Será um desafio, mas também uma honra exercer essa atividade, para a qual peço mais uma vez o apoio da população. O trabalho precisa sempre olhar para o bem do nosso Estado, dialogando com o governador Flávio Dino, deputados estaduais e a sociedade em geral.

Como deputado federal, e agora, coordenador da bancada, vou trabalhar por todo nosso estado. Muitos eu já visitei e ainda tem outros a conhecer e abrir um diálogo direto ...


[ Leia Mais →]

...

22 de Março de 2017 às 07:23

Por Rubens Pereira Jr.

Começou nesta semana a grande luta na Câmara contra o projeto de Michel Temer para mudar as regras da Previdência, contido na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016. Trata-se, na prática, de um desmonte dos direitos que existem hoje, pois o que o presidente propõe deixaria a aposentadoria quase impossível.

Um dos alvos da PEC é o trabalhador rural brasileiro, aquele que contribui diretamente para colocar os alimentos em nossa mesa, além de produzir para a exportação. Segundo o texto do governo, para ter direito à aposentadoria, essa pessoa teria que alcançar 65 anos de idade.

Hoje, essa exigência é de 60 anos para homens e de 55 para mulheres. Como, no Maranhão, a expectativa de vida de um trabalhador r...


[ Leia Mais →]

...

30 de Novembro de 2016 às 06:11

Rubens Pereira Jr é advogado, deputado federal e vice-líder do PCdoB na Câmara. 
Artigo publicado originalmente no Jornal Pequeno

As leis e o direito são construções da sociedade, ao longo dos séculos, para criar regras de convívio entre a espécie humana. Antes disso, haveria o caos e a “luta de todos contra todos”, como afirmava Hobbes. A previsibilidade das regras, portanto, é um dos pilares do convívio coletivo. Alterá-las ao bel prazer de quem está no poder de ocasião gera instabilidades. Estamos agora no país assistindo justamente ao cenário político pós-impeachment, que segundo seus defensores traria a calmaria política ao país. E o que se vê? Já um incipiente debate sobre o impeachment do atual presidente. Quando re...


[ Leia Mais →]

...

21 de Novembro de 2016 às 22:34

Rubens Pereira Jr é advogado, deputado federal e vice-líder do PCdoB na Câmara. 
Artigo publicado originalmente no Jornal Pequeno

O poder do povo e a liberdade do indivíduo para se manifestar e buscar melhores condições de vida precisam ser respeitados. E isso só acontece quando a democracia é a base para as nossas leis, decisões e projetos. Sendo assim, a cada dia mais e mais pessoas precisam entender o significado de democracia, respeitar as suas regras e defender seus princípios. A partir disso, fica mais fácil ver que os outros caminhos são muito ruins para a nossa sociedade.

Numa ditadura, o ser humano perde valor. Quando um grupo manda e usa de força para fazer os demais obedecerem, morre a liberdade, a criatividade e até a alegria. E qualquer manifest...


[ Leia Mais →]

...

17 de Outubro de 2016 às 18:33

Aqui venho expor algumas reflexões acerca da relação que há entre as pequenas e as grandes corrupções. Um posicionamento baseado na conclusão da minha monografia cujo tema foi: JEITINHO BRASILEIRO: Uma análise da prática das pequenas corrupções na esfera privada à luz do Direito Contemporâneo.

No contexto político e social brasileiro é visível, hoje mais do que nunca, os escândalos que envolvem os desvios de verbas públicas, assim como o uso indevido da máquina administrativa e muitas outras mazelas.

Sem querer justificar a falta de lisura dos políticos com a coisa pública pelas nossas pequenas corrupções do dia a dia, é possível uma reflexão acerca dos prejuízos advindos das duas aç&otild...


[ Leia Mais →]

...

14 de Agosto de 2016 às 07:21

Educação, política social destacada como a solução para os inúmeros problemas existentes no nosso país, principalmente em relação à promoção da paz e ao respeito aos direitos humanos. Diante disso, a democracia se faz presente tornando-se um sistema que visa melhorar o convívio entre as pessoas, uma vez que estabelece uma organização da sociedade tendo em vista o poder de participação dos cidadãos sobre aquilo que a importa.

Naturalmente, a educação e a democracia estão intimamente ligadas, fazendo parte de um mesmo processo, pois uma função social relevante da instituição escolar é articular fundamentos democráticos, desenvolvendo a consciência cidadã nos alunos. Assim, é imprescindível o trabalho com n...


[ Leia Mais →]

...

20 de Julho de 2016 às 12:05

Artigo: Por Nathalie Coutinho

Fazendo uma análise sobre a política brasileira, a má gestão pública em largos extratos da população nacional, é notório que a corrupção é um dos principais problemas que faz com que o país continue vivendo numa democracia meramente formal.

Sabe-se que a corrupção causa prejuízos gravíssimos a sociedade, mas a análise aqui pretende fazer uma breve reflexão sobre a nossa conduta como cidadão e eleitor, pois se a política brasileira é assim, a culpa não é somente dos gestores públicos, já que também nos enquadramos como personagens dentro desse problema que assola o país.

[ Leia Mais →]


...

5 de Julho de 2016 às 09:56

Nathalie Coutinho Pereira

Enraizadas na sociedade brasileira, as pequenas corrupções são praticadas constantemente no nosso dia a dia. Por serem muitas vezes tão rotineiras, acabaram sendo despercebidas e aceitas culturalmente ao longo dos tempos.

Considera-se, portanto, que não se trata apenas de desvirtuamentos éticos, mas sim de condutas, que em sua maioria são configuradas também como atos ilegais. Exemplos clássicos estão sendo divulgados pela página do facebook da Controladoria Geral da União (CGU), sendo que dentre outras atitudes, temos:

COMPRAR PRODUTOS FALSIFICADOS: Corrupção nossa de cada dia, em que além de ser uma conduta antiética, estamos sujeitos as sanções penais, pois ...


[ Leia Mais →]